terça-feira, 13 de agosto de 2013

Eu nunca fui muito fã de atividades físicas. Na verdade acho que é um trauma de colégio. Fazia de tudo para fugir das aulas de Educação Física, não via sentido em ficar jogando bola e ser avaliada por isso (não sei como as coisas estão hoje - VELHA - mas na minha época - VELHA 2 - aula de educação física se dividia em jogar basquete, futebol, vôlei ou handbol e um pouquinho de ginástica olímpica/atletismo). E bem, eu sempre fui magra. E com pouquíssimos problemas de saúde, quase nunca ficava doente (e continuo sem ficar muito doente rs). Ou seja, eu acreditava piamente que não precisava MESMO fazer exercícios físicos. Quase um "sou especial, não preciso". Quando o metabolismo começou a me dar um chega pra lá e eu percebi que as fadinhas não iam me manter magra por um acaso do destino, vi o primeiro sinal de que eu precisava me dedicar mais às atividades físicas.



Comecei tentando andar na esteira todo dia, mas aquilo cansa. Sabe aqueles sonhos de que você corre, corre e não sai do lugar? É seu subconsciente te falando como é CHATO andar na esteira. Uma época consegui combinar com a minha mãe e com uma amiga de dar caminhadas pelo bairro, mas o tempo foi indo para o espaço. Até que meu prédio inaugurou uma academia e pensei: é agora. É agora nada, a empolgação da academia sempre durou uns 3 meses, ia embora por uns 6, voltava por uns 3... enfim, assiduidade na academia não é meu forte mesmo.

Pensei que pagando academia, com um professor para ajudar, podia melhorar. Nada, prazo de 3 meses também. Fechei pacote de seis meses e dei de brinde os três finais para a academia. Coitada, ela tava precisando de grana né. #SQN.

Antes de casar, conseguimos estabelecer uma rotina de ir todo final de semana no parque correr. Estava funcionando, até a gente casar e... bem, parar de ir no parque todo fim de semana correr.

Depois de casar comecei - mais uma vez - academia, agora com o marido. Pensei: "uhu, é agora". Com companhia tudo vai para frente né? É agora que eu iria conquistar o corpo da Britney Spears com 18 aninhos. Pois é, mas duas pessoas indo para academia só foi um peso maior para... mais uma querer desistir. O marido já faz academia de manhã, estava fazendo a noite para me acompanhar. Eu só tenho tempo a noite. Ninguém tem paciência a noite para exercícios depois de um dia inteiro de trabalho. Cada dia rolava uma desculpa diferente e um "mas amanhã nós vamos". Quando um desistia, o outro respirava até aliviado.

Ou seja, Aninha sem atividades físicas again.


Ó, E AGORA, QUEM PODERÁ ME DEFENDER?



Então amiguinhos, a minha sorte é que tenho uma irmã fisioterapeuta. Não somente isso, tenho uma irmã fisioterapeuta com um estúdio de pilates. O que aconteceu? FUI FAZER PILATES \o/

Eu, numa das primeiras aulas de pilates


Comecei a fazer pilates em outubro, depois de umas sessões de RPG recomendadas pelo neuro - lembra lá em cima quando eu falei de sinais para se dedicar às atividades físicas? Os probleminhas de saúde foram o segundo sinal. Meu corpo começou a reclamar de ser sedentário e me avisar que eu precisava me mexer. Afinal, sou redatora, trabalho na frente do computador. Sento a bunda na cadeira às 7 da manhã e basicamente só levanto às 17h. Então vi no pilates a chance de mexer as perninhas :) A gente precisa fazer o sangue circular, né?

As aulas são super tranquilas. Os exercícios te ajudam a se concentrar, arrumar a postura, respirar melhor e ainda a ficar com o corpo mais legal. Confesso, eu sempre fui meio tortinha. Boa postura nunca foi meu forte, meus ombros parecem sempre estar cansados e desde novinha eu lembro do pessoal mais velho me corrigindo: "coloca os ombros para trás!". Faz um tempo que o pessoal ao meu redor tem notado mudanças em mim, inclusive na postura. Vai fazer um ano que faço pilates semanalmente e tenho ouvido muito "nossa, o que você fez para emagrecer?" "nossa, você tá diferente, o que você anda fazendo?" "olha como sua postura melhorou!".

Eu e a responsável pelas mudanças no meu corpo e saúde! :P

E nesse meio tempo ainda fiz uma descoberta supimpa: sou hipertensa. Pois é, com 25 anos na cara eu descobri que minha pressão decidiu ficar alta boa parte do dia. Desde então, afiro a pressão antes de começar os exercícios e depois. E é incrível como ela melhora depois dos exercícios! O cardiologista até recomendou que eu continue o pilates... rs


Para quem não gosta muito de atividade física e precisa se mexer, fica a dica: faça pilates! Pilates mexe no seu corpo de dentro para fora, trabalha todos os grupos musculares e ainda te traz um monte de benefícios! Confesso que depois das aulas eu sempre me sinto melhor, com um novo animo, parece que aproveito melhor a semana. Aprendi a respirar melhor também - que nunca foi meu forte - e uso as técnicas de respiração do pilates inclusive para relaxar. E minha barriga tá ficando tão mais bonitinha :)



Tem exercícios que vão te lembrar academia, mas a intensidade/repetição deles são diferentes. Você não faz o exercício sofrendo. Tudo é feito com muita calma, concentração, com repetições mais demoradas e que você quase não percebe que está trabalhando um músculo (mas relaxa, seu corpo vai te lembrar disso no dia seguinte rs). Para quem curte a agitação de academia pode parecer monótono, mas quem precisa relaxar e cuidar do corpo é uma boa pedida.

Calma! A GIF tá mais rápida do que o normal hahahaah


Uma dica: procure um estúdio de pilates. É importante que um profissional especializado - no meu caso, minha fisioterapeuta de estimação - te passe os exercícios e verifique se você está fazendo corretamente. Além de os estúdios terem os aparelhos, as aulas costumam ser individuais e a atenção 100% no aluno. Vale a pena, faz muita diferença.




Para quem se interessar, fica um videozinho super legal sobre a história do pilates. Sério, o vídeo é fofo, vale ver. E nos próximos posts conto mais para vocês sobre os exercícios, as aulas e as mudanças que o pilates está trazendo para minha vida e saúde ;)


Postado Por:Aninha As: terça-feira, agosto 13, 2013 4 Comentários
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Que lindo!!!!! Me emocionei!!!!

    Quem quiser saber mais a respeito... Entra no nosso site www.pgfysio.net

    ResponderExcluir
  2. Muito legal , e agora trabalhando com a fisio-sócia-filha Paula , venho aprendendo bem de perto os benefícios que o Pilates faz em nossa vida . Ameii a matéria , Parabéns !!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha adorei a imagem animada!!
    Muito legal :)

    ResponderExcluir

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Curte a gente no FB!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Fale com a gente!

Nome

E-mail *

Mensagem *

    Chá das Nove é um site de entretenimento e informações. A reprodução do conteúdo do site é permitida, com os devidos créditos. Se tiver alguma dúvida entre em contato com blogchadasnove@gmail.com.

    Todas as imagens que aparecem no site são reproduções de outros sites e o Chá das Nove não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Chá das Nove entre em contato e ela será removida.