quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou essa semana a suspensão de 212 planos de saúde de 21 operadoras, por descumprimento de normas de atendimento aos segurados, como prazos de atendimento médico, realização de exames e internações e também negativas indevidas de cobertura. A base para a suspensão foram as reclamações feitas pelos consumidores à Agência, que chegaram a quase 20 mil no período de março a junho.

Mas como fazer sua reclamação chegar lá? Você sabia que quando tem algum problema com o plano de saúde, pode abrir chamados direto na ANS? A Agência é o órgão que regulamenta os planos de saúde no Brasil e muita gente não sabe que pode contar com esse artifício na hora de resolver alguma questão. Os chamados com reclamações podem ser feitos direto no site ou pelo Disque ANS. Você pode ir ainda pessoalmente na agência ou enviar cartas. Nos casos de atendimento médico negado ou demora na autorização pelo plano, a Agência pede que o consumidor dê preferência ao atendimento por telefone.
Além disso, no site é possível econtrar muitas informações esclarecedoras, que na maioria das vezes ignoramos. Como por exemplo, de que uma consulta médica básica deve ser feita em no máximo 7 dias úteis e outros prazos para atendimento em consultas e exames, cobertura mínima obrigatória e também sobre reajuste de preços.

Eu já tive a experiência de buscar ajuda para obrigar o meu seguro saúde a cobrir um tratamento que estava sendo negado e obtive sucesso. O atendimento inclusive foi mais rápido do que eu esperava e depois eu entendi o motivo: normalmente, depois ter uma reclamação aberta na ANS, os planos correm para resolver o problema. Ninguém quer problemas com um órgão público que tem o poder de aplicar multas ou suspender suas atividades, certo?
E agora vimos que, apesar da Justiça ter questionado a decisão da Agência a pedido da FenaSaúde (Federação Nacional da Saúde Suplementar), da qual alguns convênios suspensos fazem parte, as reclamações podem ter um efeito maior do que só resolver um impasse: podem levar a termos nossos direitos de consumidor melhor assegurados. Quem sabe?


Links ANS:
http://www.ans.gov.br/
http://www.ans.gov.br/aans/central-de-atendimento
Disque ANS: 0800 701 9656
Postado Por:Gabi As: quarta-feira, agosto 21, 2013 Sem Comentários
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