segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Para minha surpresa, quando eu digo que vou para a academia ou que faço musculação, ainda tem gente que olha pro meu barrigão de grávida e faz aquela cara de "oi???".

Sim, gestantes podem e devem fazer exercícios e musculação é um deles! Inclusive já li artigos que diziam que é considerado um dos exercícios mais seguros. Normalmente deve se esperar até completar 12 semanas para fazer os exercícios com pesos. A hidroginástica, por exemplo, pode ser iniciada antes, principalmente se a mãe já era adepta de exercícios físicos. Eu tentei a hidro e a yoga enquanto não completei os 3 meses, mas não gostei das aulas, então decidi continuar com a minha boa e velha musculação mesmo pra me manter ativa durante o resto da gravidez.

Os benefícios são muitos e há vários artigos Google afora atestando isso. Mas uma coisa que procurei muito no inicio da gravidez e não achei, foi relato de gestantes que faziam. Agora que já estou no sexto mês, posso dizer: eu me sinto muito bem treinando e engordei muito pouco até agora. Também não inchei absolutamente nada e as dores nas costas tão comuns na gestação, só começaram a aparecer de leve nas duas últimas semanas, só no fim do dia.  Minha pressão arterial também anda impecável, mesmo eu sendo uma pessoa que abusa do sal (eu sei que não pode, mas não consigo diminuir).... e acredito que um dos motivos por tudo estar correndo tão bem (graças a Deus), seja pela prática de exercícios.  E como se tudo isso não bastasse, estudos indicam que a prática de exercícios também ajuda no trabalho de parto e na recuperação depois do nascimento do bebê.

Além do trabalho com pesos, faço aeróbicos e alongamento. Os aeróbicos me dão muita disposição e o alongamento é uma bênção, costumo dizer que saio da aula anestesiada. As dorzinhas e incômodos que costumo sentir na barriga, nas costas e nas regiões lombar e pélvica somem, assim como o stress e a tensão do trabalho. Pena eu não ter tempo pra fazer com maior freqüência. Ultimamente tenho ido umas três vezes por semana à academia, que é o que me permite o ritmo de trabalho. E óbvio que eu também tenho meus dias de preguicinha, de indisposição... aí respeito meu corpo e fico quietinha em casa, isso faz bem também.


Claro que a intensidade com que malho não é a mesma de antes, até porque, mesmo que eu fosse louca de tentar continuar, as limitações físicas não deixariam. Diminuí muito a sobrecarga e há um cuidado para não ficar em posições que comprimam o abdômen. O professor faz um treino todo especifico e me pede pra prestar atenção no nível de esforço: eu jamais devo terminar uma série ofegante demais, sem conseguir conversar, por exemplo. E prestar atenção na respiração é fundamental também, que deve ser sempre contínua.  Se o professor for um bom profissional, vai até te dar uma aula de como você vai se sentir fazendo os exercícios em cada etapa da gravidez. O meu fez isso, conversamos bastante e ele muda meu treino conforme as semanas vão passando e o corpo vai mudando, trazendo novas limitações. Até um tempo atrás, por exemplo, eu conseguia fazer exercícios deitada, agora já não consigo mais.

O mais importante para a gestante que quer fazer algo que vá além de simples caminhadas, é ter a liberação médica e um ótimo acompanhamento na academia. Se você já praticava alguma atividade antes de engravidar, vai ter mais facilidade para continuar depois. Agora, se você sempre foi sedentária, o cuidado tem que ser bem maior porque o corpo não está acostumado. Por isso a decisão pelo tipo de exercício deve ser feita em conjunto com o médico. E também por isso, fazer exercícios é bom sempre, em qualquer fase da vida!
Postado Por:Gabi As: segunda-feira, agosto 19, 2013 1 Comentário
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Curte a gente no FB!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Fale com a gente!

Nome

E-mail *

Mensagem *

    Chá das Nove é um site de entretenimento e informações. A reprodução do conteúdo do site é permitida, com os devidos créditos. Se tiver alguma dúvida entre em contato com blogchadasnove@gmail.com.

    Todas as imagens que aparecem no site são reproduções de outros sites e o Chá das Nove não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Chá das Nove entre em contato e ela será removida.