segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Já imaginou nesse calor terrível querer tomar um banho e não poder? Essa ameaça é real! Estamos passando por um período crítico em boa parte do país de temperaturas muito altas e falta de chuvas. E por isso estamos à beira de ter escassez de água em muitas cidades. Algumas inclusive já estão começando a sofrer o racionamento. Vamos então colaborar e adotar práticas que nos ajudem a economizar?
1. Máquina de lavar louça
Se você tem máquina de lavar louça, prefira utilizá-la em vez de lavar na pia. A máquina gasta 30 litros de água pra lavar a louça de 4 pessoas contra 100 litros que seriam gastos na pia. Mas lembre-se: acumule a louça para usar a máquina cheia.

2. Chuveiro a gás
O chuveiro elétrico gasta bem menos água que o a gás, mas se o seu é a gás e se você, apesar do calor, prefere usar água quente, use um balde para armazenar a água que escorre enquanto o chuveiro não esquenta. Essa água pode ser usada para lavar roupa e no vaso sanitário, por exemplo.

3. Feche a torneira! 
Você não precisa abrir a torneira toda pra lavar um copo, as mãos ou escovar os dentes. Um fio de água é suficiente. E se, ao escovar os dentes, enxaguarmos a boca com a água do copo, economizamos 3 litros de água; 

4. Use um único copo
Tomamos água durante o dia todo, certo? Então podemos reservar um copo só para esse uso durante o dia todo, assim teremos menos louça para lavar.

5. Faxina
Lave banheiros e cozinha a seco. Se insistir em usar água, use o balde para jogar água no box em vez do chuveiro ou chuveirinho aberto.


6. Cubra a piscina 
Uma piscina de tamanho médio, exposta ao sol e ao vento, perde 3.785 litros de água/mês, por evaporação. Para você entender o tamanho do desperdício, basta dizer que essa quantidade supre as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas, por cerca de um ano e meio. Além disso, a piscina coberta diminui a perda de água por evaporação em até 90%. Precisa mais? Então, cubra sua piscina sempre que não estiver sendo usada. E, se você mora em condomínio, converse com o síndico sobre a importância dessa prática.

7. Lavando roupas
Acumule a roupa para usar a máquina com a capacidade cheia e escolha ciclos curtos. Se as roupas estiverem muito sujas, deixe-as de molho no balde antes e use a água do balde na máquina.

8. 
Não "varra" nada com água e sim com vassoura ou pano úmido.
Isso serve tanto para dentro de casa quanto para áreas externas. Se você mora em prédio, vale para o condomínio. Lavar calçada então, seria bom esquecer.

9. Diminua as brincadeiras das crianças com água
Banhos de mangueira podem ser substituídos pelas piscininhas infláveis. Em vez de guerrinhas de balões de água, que tal bolinhas de sabão que usam bem menos água? Se explicar que precisamos economizar, as crianças vão entender, até porque normalmente elas tem mais consciência ecológica do que os adultos.

10. 
Cozinhe a vapor
O volume de água usado nas panelas de cozimento a vapor e na panela de pressão é bem menor.

11. Regue as plantas durante a noite ou de manhãzinha 
Assim você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

12. 
Lave o carro a seco
Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.

13. 
Instale uma válvula na sua descarga
Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!

14. Feche a torneira e o chuveiro na hora de se ensaboar 
Eu admito que no inverno é quase impossível fazer isso, se desligar a agua quentinha, a gente morre de frio. Mas com esse calor que está fazendo não é sacrifício nenhum. 


15. Passe essas dicas adiante ;) 
Quanto mais gente se conscientizando, melhor. E melhor seria se economizar água virasse um hábito para sempre e não só para épocas de emergência. 






Postado Por:Gabi As: segunda-feira, setembro 15, 2014 Sem Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Curte a gente no FB!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Fale com a gente!

Nome

E-mail *

Mensagem *

    Chá das Nove é um site de entretenimento e informações. A reprodução do conteúdo do site é permitida, com os devidos créditos. Se tiver alguma dúvida entre em contato com blogchadasnove@gmail.com.

    Todas as imagens que aparecem no site são reproduções de outros sites e o Chá das Nove não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Chá das Nove entre em contato e ela será removida.