segunda-feira, 22 de julho de 2013

E então que essa semana a previsão é de muito, muito, muito frio. Aqui para São Paulo os meteorologistas preveem temperaturas como mínima de 5°C e máxima de 9°C.





Vocês tem noção do que é isso? É MUITO FRIO!


E se você não está de férias tem que se animar para levantar toda a manhã e ir trabalhar, quebrando os gelinhos que se formaram em volta de você no caminho. Eu sinceramente amo frio. Acho que as pessoas ficam mais bonitas no frio, as comidas são mais gostosas no frio, as coisas são mais felizes no frio. Mas frio no qual a gente consiga viver, porque qualquer outro tipo só é bom se você está de férias, em uma cidade serrana, comendo fondue no almoço e tomando chocolate quente nos intervalos. Mas nem todo mundo consegue tirar férias em julho. E nem todo mundo consegue se empanturrar de comida de buenas. Sim, isso não é possível para todos os mortais (afinal, o verão chega na mesma rapidez que o frio e você não vai querer ser um cosplay de Preta Gil Fiona no calor, né?). Então, que tal abusar das sopas?


Como amante do frio, eu amo sopa :) Amo, de verdade. Adoro comida com cara de saudável (e sopa costuma ter hahaha), colorida e que não pesa no estômago. E nesse friozinho então, nada como um caldo quente a noite, hein?


Bem, eu sou péssima dona de casa, mas to me arriscando um pouco mais na cozinha depois de 1 ano de casada (antes tarde do que nunca) e tenho feito alguns experimentos com sopa. HUAHUAHUA. Honestamente, todas muito boas. Vê se você se inspira para alguma noite quente por aí ;) E olha, não sou nenhuma Ana Maria Braga. Então as medidas e tempos aqui podem parecer estranhos, mas foi como deu e tem dado certo para mim. Se você achar MUITO estranho, aproveita o espaço dos comentários para perguntar WTH passa pela minha cabeça pra fazer isso. 


Sopa de Legumes




Essa é super fácil, até eu sei fazer! Essa da foto foi a primeira que eu fiz. Precisei registrar, publicar no facebook e mostrar pra minha mãe. (ah, a tecnologia). Desde então já devo ter feito umas 20x pelo menos.

Como costumo fazer:

2 mandioquinhas (a gente chama assim aqui em São Paulo, mas joga no gugol caso você não saiba o que é)
2 batatas (reza lenda que você não deve misturar mandioquinha e batata se estiver querendo emagrecer. como eu não quero, uso os dois. mas se você quiser a sopa menos calórica, escolhe um dos dois - a mandioquinha deixa o caldo mais grosso e a batata mais ralo, fikdik)
2 cenouras (AMO cenoura. amo amo amo)
1 chuchu (fica bom! juro! juro juro juro! mas se você não quiser ir tão além, pode pegar só meio chuchu... ou nenhum chuchu, néam...)
alguns pedaços de brócolis (ta aí uma coisa que não sei medir. brócolis é muito grande! então pega aí o quanto você tiver vontade rs)
Meio tomate
1 abobrinha
cebolinha, salsinha, orégano e sal a gosto
2 folhas de louro
linhaça 


Daí é zuper simples. Só picar tudo do tamanho que você quiser e colocar na água pra esquentar! Eeee!

Tá bom, não é assim... 

Pica tudo. Mas coloca aos poucos. Tem coisa que é mais dura, tem coisa que amolece rápido... então você esquenta a aguinha (a quantidade depende se você quer ela mais rala, mais grossa, com mais caldo... costumo usar uma garrafa de 1l e meio de água, dá sopa pra dois dias em uma casa com duas pessoas rs) e coloca os legumes aos poucos. Primeiro a batata, depois a cenoura, um tempo depois a abobrinha, daí a mandioquinha (ela derrete mais rapido), depois o tomate, depois o chuchu (se fica muito tempo ele solta um liquidozinho bizarro) e os temperos/ linhaça. Como eu sou uma péssima cozinheira (ou uma cozinheira novata) eu vejo de olho se tá bom, mas a distância de tempo entre os legumes costuma ser uns 5 minutos. Gosto de lavar e picar nessa ordem aqui que eu falei, que daí já vou colocando na água enquanto pico os outros e ganho tempo! 

O tomate tá aí pra dar uma corzinha pra sua sopa. Sabe aquela cor alaranjada? Então. Se você não gosta do tomate em si, pode colocar duas colheres de sobremesa de extrato de tomate que a cor também fica. É que o legal é fazer uma sopa natural né? hahahaha


Outro jeito de fazer essa sopa:

Sopa de Legumes com Lentilha




Dá um pouquinho mais de sustança, como diria vovó. É só colocar meia xícara de lentilha junto com os ingredientes acima. Nessa da foto eu troquei a batata/mandioquinha por 1/4 de xícara de arroz. Ficou gostosinho e dá maior sensação de saciedade. Deixei a lentilha de molho só por meia horinha, enquanto picava os legumes, e já coloquei pra cozinhar com o resto da sopa. Meia hora cozinhando em fogo médio e ela já tava de boa :) 


Você também pode fazer sopa de ervilha, de lentilha, canja... Já fiz as três! A canja foi nossa última experiência ("nossa" pq o marido que cozinhou e desfiou o frango.. aliás, outro dia conto que fim levou minha canja...).. mas esqueci de tirar foto!



Espero que gostem :) É divertido se aventurar na cozinha (diz a que sempre queimou pipoca de microondas - é sério...), o duro é arrumar a bagunça depois! HAHAHAHA


Contem aí como vão enfrentar esse frio! :D

Bjoo <3 
Postado Por:Aninha As: segunda-feira, julho 22, 2013 1 Comentário
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. que vontade de sopa!!!!! acho que vou fazer hoje!! e serguir sua receita kkkk

    ResponderExcluir

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Curte a gente no FB!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Fale com a gente!

Nome

E-mail *

Mensagem *

    Chá das Nove é um site de entretenimento e informações. A reprodução do conteúdo do site é permitida, com os devidos créditos. Se tiver alguma dúvida entre em contato com blogchadasnove@gmail.com.

    Todas as imagens que aparecem no site são reproduções de outros sites e o Chá das Nove não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Chá das Nove entre em contato e ela será removida.